Pular para o conteúdo principal

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET: IMPERDÍVEL

Ontem, segunda feira de carnaval, ótimo programa para quem tirou essa data para descansar: ir ao cinema. Pra caprichar, bom mesmo assistir a um 3D concorrente ao Oscar. Eu, na verdade, não teria ido por nenhum dos motivos relacionados, mas um filme de Martin Scorsese é sempre um motivo principal. Não me decepcionou. A viagem por Paris do início do século XX, ainda mais em 3D, andar como num sonho pelas estações de trem, os relógios das torres, os bares e cafés, tudo foi maravilhoso. A história de um menino órfão cujo pai lhe deixou uma missão e o encontro do mesmo com o grande cineasta George Meliès é, ao mesmo tempo, pueril e apaixonante. Para quem estava sem fazer nada foi um achado esse programa. Acho que o cinema começa a ser reinventado, graças a Deus.
O filme de Scorsese, que se passa em Paris, tal qual o Meia-noite em Paris, de Woody Allen, recria a história misturando personagens e fatos reais e fictícios, num resgate da literatura e dos grandes mestres(do cinema, da literatura, das artes). Acho que esse é um bom caminho para o cinema, já que a TV e o pragmatismo tecnológico(a razão instrumental, de Habermas) mataram o interesse pelos livros e pela historicidade. Acho que esse filme fará tanto sucesso que dará espaço a muitos outros do gênero.
O livro A Invenção de Hugo Cabret( em português, pela SM Editora)é infanto-juvenil. Scorsese aproveita a ingenuidade do filme para nos mostrar uma época, um personagem esquecido, e fatos relacionados à criação do cinema. Com sua genialidade, consegue tudo isso.
Para onde o filme me transportou? Minha mãe tinha uma escola de datilografia. Sua primeira máquina está comigo. Imponente, preta, com suas teclas góticas, repousa em um canto de minha casa,surpreendentemente ao lado do playstation de meu filho, num contraste de época. Mas está estragada e suja, abandonada. O filme me incentivou a consertá-la. Hugo Cabret, o menino, perguntado por Izabelle, sua amiguinha, sobre sua função no mundo disse: to fix things. Eu vim para consertar coisas. Talvez todos nós tenhamos vindo para consertar coisas( que Deus fez errado? que Deus não soube como fazer? para criar as coisas e Deus?). As coisas não podem ficar sem conserto. Amanhã mesmo vou começar a consertar minha máquina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MAU EXEMPLO DE HILDEBRANDO E A GENIALIDADE DE DRUMMOND

Para os amantes da poesia Carlos Drummond de Andrade é um prato maravilhoso. Drummond é profundo, é enigmático, é incisivo. Seu ponto é exato, como a guitarra de George Harrison, a concisão de Machado de Assis(perdoem-me os exemplos tão díspares, mas foram os que me ocorreram nesse momento). Mesmo quando estamos diante de um suposto Drummond menor, somos surpreendidos. Vou dar um exemplo: encontra-se no livro A PAIXÃO MEDIDA, um dos que mais gosto. Leio o poema O SÁTIRO e o acho bobo, grosseiro, indigno de Drummond. Mas acontece que trabalho com violência sexual. Sou médico e atendo à mulheres em situação de violência sexual e doméstica todos os dias. De repente, o poema de Drummond soa como uma bomba para mim. Corro ao dicionário e a minha suspeita se personifica. É um poema simbólico, tem uma dimensão maior. Vou escrevê-lo abaixo e tentar explicar a dimensão que consigo ver nele. O SÁTIRO Carlos Drummond de Andrade(do livro A Paixão Medi

NO DESCOMEÇO ERA O VERBO

Quem não conhece a célebre acepção bíblica " No começo era o verbo"(João 1,1)? Esta frase é uma das mais enigmáticas do livro sagrado, e como interpretá-la? Na bíblia que tenho em casa(Paulus,1990 edição Pastoral) há um comentário com a seguinte inscrição, logo abaixo do prólogo ao evangelho de São João, que começa com a frase acima( minha bíblia está escrito como " no começo a Palavra já existia". "No começo, antes da criação, o Filho de Deus já existia em Deus, voltado para o Pai: estava em Deus, como a Expressão de Deus, eterna e invisível. O filho é a Imagem do Pai, e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo e mútua comunicação............Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.......para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo........A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de D

DISTRAÍDOS VENCEREMOS?

Aconteceu quarta-feira passada.  Caiu uma tempestade de vento, árvores tombaram, carros afundaram, gente afogou, mas o que me afetou mesmo foi que a luz apagou. Apagou e não voltou. Sozinho em casa, sem luz, sem fósforos, sem velas, vi-me na única opção clarividente de ligar o notebook . Encontrei meu livro, baixado do Amazon. Comecei a lê-lo às sete da noite, na escuridão ao redor,  e fiquei a lê-lo até as vinte e três. Que bela experiência. As lembranças inundaram-me: do tempo em que Guarani tinha postes baixinhos de luz fraca, onde besouros faziam piquenique, o ocaso,a penumbra, a viagem para dentro. Do tempo em que, criança, eu escutava novelas no rádio da fazenda, cuja energia vinha de um moinho d'água de onde a luz ia e vinha no lusco-fusco do quarto. Flertaram-me os dezembros sem fim de canoinhas de papel na correnteza da rua e  enchentes do incomodado Rio Pomba. Depois concentrei-me na leitura. O livro: O clube dos jardineiros de fumaça, de Carol Bensimon. Meu Kindle re