Pular para o conteúdo principal

COMO SOCORRER(MAL) UMA PESSOA: A INTUIÇÃO É SEMPRE ERRADA- 2

É sexta-feira de tarde, estou no clube para fazer meu exercício vespertino. Estou caminhando ao lado das piscinas quando avisto um amigo meu, de 40 anos, correndo no mesmo sentido, com a diferença de que ele faz sua corrida subindo e descendo as escadas do clube. Ele me convida para correr com ele e lá vamos nós a conversar. Ele sabe que sou médico e me diz que está precisando de uma opinião. Conta que durante a semana por várias vezes teve uma dor insuportável na região do estômago. Disse-me que a última vez foi há dois dias. Ele acordou de madrugada com a dor, muito intensa mas dificil de descrever, chamou por sua mãe que ao acordar logo diagnosticou uma gastrite. Recorreu ao "estomazil" que tinha na gaveta.Esse não foi suficiente para melhorar, ela então lhe aplicou uma dose de bicarbonato em meio copo com água. A dor também não melhorou e ela usou o recurso final: omeprazol. Aos poucos a dor melhorou e ele voltou a dormir. Às seis da manhã ele acordou novamente com a dor insuportável, a mãe aplicou-lhe as mesmas medicações até que a dor melhorou e ele saiu para trabalhar. Antes, porém, a mãe se despediu com este sábio conselho: se a dor voltar vá ao hospital que pode ser um enfarte.
Voltemos à corrida. Meu amigo, após contar-me os fatos acima perguntou-me se realmente podia ser um enfarte. Eu retruquei que a dor do enfarte nem sempre é típica, em aperto, do lado esquerdo do peito, como todos pensam. Pode ser uma dor nas costas, no estômago, no ombro, ponderei. Depois afirmei que provavelmente o que ele tinha era uma gastrite mesmo, se se alimentava mal, comia fora de casa, ele me confirmou todos estes dados. Então eu continuei: não deve ser um enfarte, você é um cara tão saudável, corre quarenta minutos por dia, joga futebol. É, não deve, ele retrucou. Minha intuição de médico, entretanto, me estimulou a fazer mais algumas perguntas. Você fuma, perguntei? E ele: fumo, mas é só cigarro de palha, faz menos mal, não é? Quantos? Nem sei, sou muito estressado, fumo o dia inteiro. Tem alguém na família que já enfartou? Meu pai enfartou aos quarenta e cinco anos e morreu aos cinquenta e nove. Não quis ser dramático, então falei: na dúvida é melhor você consultar com um gastroenterologista ou um cardiologista.
Vocês já devem ter notado que tanto o meu amigo quanto a sua mãe fizeram tudo errado, não é mesmo? Ah! palavra de mãe pode salvar ou matar os filhos. A intuição disse a ela que ele tinha uma gastrite. A segunda intuição de que podia ser um enfarte, ela deixou guardadinha consigo, porque não deseja isso ao filho, portanto é melhor fingir que não é nada grave. O que ela deveria fazer e não fez? Deveria ter usado o seu poder de mãe para dizer: troque de roupa e vá ao hospital agora. Como a dor do enfarte pode ser incaracterística e como ele tem histórico de enfarte na família(o pai teve enfarte numa idade perto da sua) não pode brincar de que não é nada. O enfarte do miocárdio, para ser revertido, necessita atenção o mais rápido possível, há quem diga que após duas horas sem tratamento o dano é irreversível.
O meu amigo, pensando que a dor podia ser de enfarte começou a correr para estimular o coração. Vocês dirão, mas que cara burro! Eu direi, não, apenas intuição, apenas uma tentativa leiga de melhorar. Sigam meu conselho, nesses casos de urgência médica, a intuição sempre falha. É preciso ter conhecimento de causa, é preciso pedir um conselho correto.
Fiz meu amigo prometer que esta semana consultará com um cardiologista e um gastroenterogista e não correrá mais até depois destas consultas.
Vivendo e aprendendo, não é mesmo?

A propósito: fiquei em dúvida várias vezes sobre a regência do verbo socorrer, até descobrir que o mesmo exige objeto direto e não indireto. Assim, quem socorre socorre alguém e não a alguém. Uma dica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MAU EXEMPLO DE HILDEBRANDO E A GENIALIDADE DE DRUMMOND

Para os amantes da poesia Carlos Drummond de Andrade é um prato maravilhoso. Drummond é profundo, é enigmático, é incisivo. Seu ponto é exato, como a guitarra de George Harrison, a concisão de Machado de Assis(perdoem-me os exemplos tão díspares, mas foram os que me ocorreram nesse momento). Mesmo quando estamos diante de um suposto Drummond menor, somos surpreendidos. Vou dar um exemplo: encontra-se no livro A PAIXÃO MEDIDA, um dos que mais gosto. Leio o poema O SÁTIRO e o acho bobo, grosseiro, indigno de Drummond. Mas acontece que trabalho com violência sexual. Sou médico e atendo à mulheres em situação de violência sexual e doméstica todos os dias. De repente, o poema de Drummond soa como uma bomba para mim. Corro ao dicionário e a minha suspeita se personifica. É um poema simbólico, tem uma dimensão maior. Vou escrevê-lo abaixo e tentar explicar a dimensão que consigo ver nele. O SÁTIRO Carlos Drummond de Andrade(do livro A Paixão Medi

NO DESCOMEÇO ERA O VERBO

Quem não conhece a célebre acepção bíblica " No começo era o verbo"(João 1,1)? Esta frase é uma das mais enigmáticas do livro sagrado, e como interpretá-la? Na bíblia que tenho em casa(Paulus,1990 edição Pastoral) há um comentário com a seguinte inscrição, logo abaixo do prólogo ao evangelho de São João, que começa com a frase acima( minha bíblia está escrito como " no começo a Palavra já existia". "No começo, antes da criação, o Filho de Deus já existia em Deus, voltado para o Pai: estava em Deus, como a Expressão de Deus, eterna e invisível. O filho é a Imagem do Pai, e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo e mútua comunicação............Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.......para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo........A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de D

DISTRAÍDOS VENCEREMOS?

Aconteceu quarta-feira passada.  Caiu uma tempestade de vento, árvores tombaram, carros afundaram, gente afogou, mas o que me afetou mesmo foi que a luz apagou. Apagou e não voltou. Sozinho em casa, sem luz, sem fósforos, sem velas, vi-me na única opção clarividente de ligar o notebook . Encontrei meu livro, baixado do Amazon. Comecei a lê-lo às sete da noite, na escuridão ao redor,  e fiquei a lê-lo até as vinte e três. Que bela experiência. As lembranças inundaram-me: do tempo em que Guarani tinha postes baixinhos de luz fraca, onde besouros faziam piquenique, o ocaso,a penumbra, a viagem para dentro. Do tempo em que, criança, eu escutava novelas no rádio da fazenda, cuja energia vinha de um moinho d'água de onde a luz ia e vinha no lusco-fusco do quarto. Flertaram-me os dezembros sem fim de canoinhas de papel na correnteza da rua e  enchentes do incomodado Rio Pomba. Depois concentrei-me na leitura. O livro: O clube dos jardineiros de fumaça, de Carol Bensimon. Meu Kindle re