Pular para o conteúdo principal

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Meu grande sonho profissional foi, por vários anos, ser um expert em educação sexual e implantar um modelo desta área no Brasil. Uma de minhas iniciativas mais ousadas foi trazer a Belo Horizonte os coordenadores do Programa Harimaguada, da Espanha, talvez o mais perfeito do mundo e lá também conhecer o programa. Minha decepção com o trabalho educacional foi muito grande. A principal delas: a incrível deficiência de formação profissional dos professores. A segunda maior: a incerteza de que o Estado, ou as escolas, ou os gestores, estivessem a fim de educação sexual. Pouco a pouco fui deixando meu sonho de lado até dedicar-me à sexologia clínica e abandonar a educação sexual.
Hoje vivemos um momento marcante em Belo Horizonte. É incrível a resistência dos professores, em greve há mais de cem dias, mesmo sem receber salário, e com a ameça(que considero grave) de contratação de 12.000 professores substitutos. Acho esta hipótese surrealista. Para mim não passa de um balão de ensaio, ou, se não for, me parece um autoritarismo dos tempos militares e que terá consequências dramáticas.
Hoje, no Brasil, as coisas estão chegando num limite, no que se refere à educação.
Se analisarmos os fatores estruturais, veremos que são muitos, mas vou ater-me apenas ao que considero o mais fundamental: o investimento no próprio professor da ESCOLA PÚBLICA.
Se pesquisarmos em países desenvolvidos(no primeiro time do Japão, Finlândia, Estados Unidos, Alemanha) vemos que a carreira de professor é altamente disputada. |Os melhores alunos são os que as desejam quando formados. Em alguns destes países, os professores de qualquer nível só podem exercer a profissão se forem mestres ou doutores. Os salários são tão bons quanto os das melhores profissões liberais. Os professores têm autonomia de trabalho.
O que vemos entre nós?
Os(As) alunos(as) de pedagogia ou são aqueles(aquelas) das classes mais pobres ou aqueles(aquelas) cujas notas estão entre as piores. Escolhem o curso, muitas vezes, por ser o mais fácil de passar. É menos concorrido porque são compatíveis com menores salários. Os professores tiveram cursos básicos tão ruins quanto seus alunos, são ruins em matemática, em gramática, literatura, etc... Tudo isso culmina em uma situação alarmante.
Os bons professores ou aqueles que fazem pós -graduação, mestrado e doutorado, vão para as escolas privadas ou para o exterior.
Agora estamos em uma encruzilhada. Nenhum país do mundo tornou-se desenvolvido com uma educação subdesenvolvida. O nosso desafio é enorme. É jogar tudo no chão e recomeçar a construir.
Será que conseguiremos?

Comentários

  1. QUE MERDA esse paisinho hein?QUAL futuro poderemos aguardar com esse presente tao nefasto?

    ResponderExcluir
  2. Oi Ramom,
    adorei o Blog e adorei o texto que vc postou.Precisamos nos posicionar. è revoltante escutar os políticos dizendo de um investimento que só acontecerá no futuro. Pura hipocrisia.
    Tenho uma observação a fazer sobre o text0:
    acho que sua colocação sobre os alunos que procuram o curso de pedagogia é verdadeira , mas da maneira que coloca parece que pobreza e baixo desempenho escolar é "colado".H´muita coisa entre um e outro.Corre-se o risco de conectar :Pobre/baixo desempenho/burro.
    um abraço,
    Vanessa Fileto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O MAU EXEMPLO DE HILDEBRANDO E A GENIALIDADE DE DRUMMOND

Para os amantes da poesia Carlos Drummond de Andrade é um prato maravilhoso. Drummond é profundo, é enigmático, é incisivo. Seu ponto é exato, como a guitarra de George Harrison, a concisão de Machado de Assis(perdoem-me os exemplos tão díspares, mas foram os que me ocorreram nesse momento). Mesmo quando estamos diante de um suposto Drummond menor, somos surpreendidos. Vou dar um exemplo: encontra-se no livro A PAIXÃO MEDIDA, um dos que mais gosto. Leio o poema O SÁTIRO e o acho bobo, grosseiro, indigno de Drummond. Mas acontece que trabalho com violência sexual. Sou médico e atendo à mulheres em situação de violência sexual e doméstica todos os dias. De repente, o poema de Drummond soa como uma bomba para mim. Corro ao dicionário e a minha suspeita se personifica. É um poema simbólico, tem uma dimensão maior. Vou escrevê-lo abaixo e tentar explicar a dimensão que consigo ver nele. O SÁTIRO Carlos Drummond de Andrade(do livro A Paixão Medi

NO DESCOMEÇO ERA O VERBO

Quem não conhece a célebre acepção bíblica " No começo era o verbo"(João 1,1)? Esta frase é uma das mais enigmáticas do livro sagrado, e como interpretá-la? Na bíblia que tenho em casa(Paulus,1990 edição Pastoral) há um comentário com a seguinte inscrição, logo abaixo do prólogo ao evangelho de São João, que começa com a frase acima( minha bíblia está escrito como " no começo a Palavra já existia". "No começo, antes da criação, o Filho de Deus já existia em Deus, voltado para o Pai: estava em Deus, como a Expressão de Deus, eterna e invisível. O filho é a Imagem do Pai, e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo e mútua comunicação............Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.......para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo........A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de D

A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA

       Sexta -feira à noite é dia de encontrar os amigos no bar. Lá estamos a discutir a vitória do Galo na final da Libertadores, o Futebol, a Política, o Papa no Brasil, as Manifestações, hora de colocar os papos em dia e, claro, tomar todas. Comecemos pelo Futebol. A discussão caminha pelo coibir ou não a catimba no futebol. Aliás, um site argentino traduziu catimba para o espanhol como sendo “ uma palavra que o brasileiro usa para falar mal do futebol argentino”. A coisa vai por aí : como fazer com que o time adversário não pare o jogo a toda hora? Como impedir que o jogador que está ganhando faça cera? Eu argumento que nos outros esportes isso já foi resolvido com o cronômetro oficial, o tira-teima, etc, mas eles argumentam que isso tiraria a “graça” do futebol...Eu argumento que a graça do esporte e´o próprio esporte e não a “catimba”...Eles relembram o gol de mão de Maradona na copa do mundo...eu lembro a eles que o jogador alemão Klose fez um go