Pular para o conteúdo principal

AS LIÇÕES DO ONZE DE SETEMBRO

AS LIÇÕES DO ONZE DE SETEMBRO


O ano de 2001 foi um ano terrível para minha vida. Endividado, com problemas familiares, deprimido, eu cheguei em casa por volta de dez horas da manhã, se não me engano. Voltava do hospital para tomar um banho e seguir para outro trabalho. Lembro-me de que minha empregada arrumava a sala com a TV ligada e as imagens do atentado passavam na tela. Assim como milhares de pessoas em todo o mundo, naquela hora, pensei que fosse um filme de ficção. Demorei bastante tempo para imaginar que fosse de verdade, até porque as imagens não paravam e eram muito repetitivas. Foi então que me dei conta do fato. Eu então assisti as imagens até o fim, o horror dos prédios caindo, das pessoas se jogando pela janela, o desespero dos bombeiros, uns correndo para fora e outros para dentro dos prédios. Eu só não tinha noção do quanto aquele ato terrorista mudaria o mundo. De como os líderes mundiais e principalmente os americanos respondessem ao atentado dependeria muito o futuro do mundo. E o que vemos? Como isso aconteceu?
Os Estados Unidos elegeram o Afeganistão e o Iraque os reinos do mal. De sobra, os muçulmanos foram discriminados em todo o mundo, como símbolo de terroristas. Duas longas guerras se instalaram nos dois países citados, ciceronizadas pelos americanos mas com apoio de outros países(Inglaterra, principalmente). Estima-se que estas guerras tenham custado três trilhões de dólares aos cofres americanos. Este valor é astronômico. Dez anos gastaram para capturar Osama Bin Laden. Seis mil soldados morreram, um número maior do que o de vítimas do World Trade Center. Mais de dez mil civis morreram ou desapareceram nos países em guerra. Até 2001 cerca de 50% dos atentados eram cometidos contra os EUA; hoje passam dos 80%. Os EUA mergulharam em longa recessão econômica. O medo de novos atentados é companhia dos americanos em todo o mundo e dos que com eles convivem. Os aeroportos gastam milhares de dólares com segurança até o ponto de usarem máquinas que desnudam as pessoas como um raio X. Se Osama Bin Laden queria desestabilizar o poder americano, sejamos justos, ele conseguiu. O que ganhamos com isso? Como todas as coisas têm seu lado bom, eu diria que: ficamos livres de Saddam Hussein. Há uma possibilidade, ainda que remota, que o Iraque e o Afeganistão se tornem repúblicas democratas. Novas revoluções libertárias contra ditadores pipocaram pelo mundo. Ditadores estão em baixa. Houve uma reconfiguração econômica do mundo. De uma certa forma, a hegemonia americana não fazia bem a todos. Os Estados Unidos já não têm o papel de xerife do mundo, o que tira um peso deles. As lições devem ter sido muito amargas. Obama(vejam que ironia, Al Qaida e EUA agora separados por uma letra( o S e o B)) agora quer dividir as responsabilidades. Sobrou até para nós, que começamos a meter o nariz onde nem cheirávamos: Israel, África, etc....O Onze de Setembro mudou o mundo sim. Esse novo mundo está começando a nascer. Eu penso que só estará totalmente reconfigurado daqui a dez anos. Ah! Para terminar. O ano de 2011 é um ano maravilhoso para mim. Minha vida seguiu um rumo muito positivo nos últimos anos. Nosso país conseguiu sobreviver a várias crises, desde então, e eu também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MAU EXEMPLO DE HILDEBRANDO E A GENIALIDADE DE DRUMMOND

Para os amantes da poesia Carlos Drummond de Andrade é um prato maravilhoso. Drummond é profundo, é enigmático, é incisivo. Seu ponto é exato, como a guitarra de George Harrison, a concisão de Machado de Assis(perdoem-me os exemplos tão díspares, mas foram os que me ocorreram nesse momento). Mesmo quando estamos diante de um suposto Drummond menor, somos surpreendidos. Vou dar um exemplo: encontra-se no livro A PAIXÃO MEDIDA, um dos que mais gosto. Leio o poema O SÁTIRO e o acho bobo, grosseiro, indigno de Drummond. Mas acontece que trabalho com violência sexual. Sou médico e atendo à mulheres em situação de violência sexual e doméstica todos os dias. De repente, o poema de Drummond soa como uma bomba para mim. Corro ao dicionário e a minha suspeita se personifica. É um poema simbólico, tem uma dimensão maior. Vou escrevê-lo abaixo e tentar explicar a dimensão que consigo ver nele. O SÁTIRO Carlos Drummond de Andrade(do livro A Paixão Medi

NO DESCOMEÇO ERA O VERBO

Quem não conhece a célebre acepção bíblica " No começo era o verbo"(João 1,1)? Esta frase é uma das mais enigmáticas do livro sagrado, e como interpretá-la? Na bíblia que tenho em casa(Paulus,1990 edição Pastoral) há um comentário com a seguinte inscrição, logo abaixo do prólogo ao evangelho de São João, que começa com a frase acima( minha bíblia está escrito como " no começo a Palavra já existia". "No começo, antes da criação, o Filho de Deus já existia em Deus, voltado para o Pai: estava em Deus, como a Expressão de Deus, eterna e invisível. O filho é a Imagem do Pai, e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo e mútua comunicação............Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.......para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo........A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de D

A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA

       Sexta -feira à noite é dia de encontrar os amigos no bar. Lá estamos a discutir a vitória do Galo na final da Libertadores, o Futebol, a Política, o Papa no Brasil, as Manifestações, hora de colocar os papos em dia e, claro, tomar todas. Comecemos pelo Futebol. A discussão caminha pelo coibir ou não a catimba no futebol. Aliás, um site argentino traduziu catimba para o espanhol como sendo “ uma palavra que o brasileiro usa para falar mal do futebol argentino”. A coisa vai por aí : como fazer com que o time adversário não pare o jogo a toda hora? Como impedir que o jogador que está ganhando faça cera? Eu argumento que nos outros esportes isso já foi resolvido com o cronômetro oficial, o tira-teima, etc, mas eles argumentam que isso tiraria a “graça” do futebol...Eu argumento que a graça do esporte e´o próprio esporte e não a “catimba”...Eles relembram o gol de mão de Maradona na copa do mundo...eu lembro a eles que o jogador alemão Klose fez um go