Pular para o conteúdo principal

SOCORRO: PRECISEI RECORRER AO SAC DA CLARO E FAZER PORTABILIDADE OU : NÃO HÁ LEIS PARA OPERADORAS DE CELULAR?





 Meus amigos, prometi que usaria esse blog para escrever sobre assuntos
 de interesse geral. Passei alguns dias imaginando se o assunto que vou
 comentar aqui não seria só meu e de mais ninguém, mas comecei a ouvir
 queixas semelhantes em rádio, TV, blogs, etc.etc.etc.

 Daí cheguei à conclusão de que é uma queixa geral. Todas as vezes que
 você precisar  resolver um problema com operadoras de celular,
 comece a rezar: você vai sofrer até a última gota. As operadoras usam
 e abusam do seu direito de desrepeitar o cidadão. Por que será que têm
 tanto poder assim e isso ainda não foi corrigido?

 Vamos ao meu caso, detalhadamente. Vou ser um pouco chato relatando-o,
 mas muitos de vocês já devem ter passado pelo mesmo, portanto sugiro
 que comentem, ajudem-me a reclamar, ajudem-me a mudar essa realidade.

 Em janeiro tive um problema com pagamento da conta de meu celular da
 OPERADORA CLARO. Acrescento que meu plano  era o
 famigerado plano família. Eu, minha mulher e mais dois filhos usávamos
 a mesma conta. Estava muito difícil obter o controle da conta e eu já não
 sabia mais o que era cobrado e o que não era, porque as coisas mudam
 com o passar do tempo e há muitas pegadinhas em todos os contratos. Na
 época, conversando com outros amigos meus, vi que vários deles
 seguiram o mesmo caminho, começaram assim e viram que era melhor obter
 um plano  controle. Bem, mas o assunto principal não é esse,
 embora pudesse ser.
Passado uma semana de atraso de pagamento de minha conta,
 comecei a ouvir um aviso de vencimento, antes de cada
 ligação(cada um dos quatro telefones do plano  recebia o aviso em cada ligação)
  que era mais ou menos assim:...caro cliente,
 observamos que você ainda não pagou a sua conta de celular....e bla
 bla bla bla...o aviso demorava mais de um minuto....o que significa
 que era sempre um transtorno usar o telefone(isso por si só já me
 parece um desrespeito)...até que na segunda semana de atraso as
 ligações foram interrompidas. Isso era em pleno
 carnaval, paguei a conta e comecei a tentar fazer as ligações serem
 reativadas. Daí começou todo o meu tormento. Em um só dia dei mais de
 10 telefonemas para os sacs da CLARO sem conseguir ser atendido. Os
 telefones ficavam tocando a musiquinha de espera até cair. Quando
 consegui ser atendido era um tal de me passar de um pra outro com
 demora mínima de meia hora em cada atendimento. Finalmente consegui
 falar com alguém que me informou que o tempo médio de religação de meu
 telefone seria de 48 horas. Sei perfeitamente que poderiam religar
 imediatamente mas não o fizeram devido às minhas insistentes
 reclamações quanto à precariedade do atendimento. Resolvi inicialmente
 fazer uma reclamação oficial no site da CLARO. Ao acessar o site,
 observei que há um item dizendo que se houver alguma reclamação ao
 deveria clicar no item fale conosco, mas não encontrei o ícone fale
 conosco , embora eu encontrasse ícones para as milhares de
 promoções que oferecem. Fui pessoalmente a uma loja da CLARO e fiz as
 reclamações com uma das atendentes, que sempre muito sorridente me
 pediu mil desculpas e me propôs mudar para um plano controle. Seduzido
 pela educação da moça, resolvi ceder, mas ela
 gentilmente me explicou que eu não poderia transformar todos os quatro
 telefones em controle, um deles teria que permanecer com plano conta.
 Perguntei o motivo e ela me respondeu com a frasezinha mágica que
 todas as operadoras têm para resolver questões irrespondíveis: é regra
 da companhia. Mesmo indignado, resolvi aceitar a sugestão e pedi para
 transformar três dos meus telefones em plano controle. Após um bom
 tempo ela voltou e me disse que infelizmente não seria possível porque
 eu não era o titular da conta. Como assim? Ela me disse que o titular
 era a minha filha. Eu respondi que isso era impossível pois fora eu
 quem fizera o plano e minha filha nem sequer houvera ido à loja no
 dia, eu assinei tudo. Ela me informou que talvez o
 rapaz que fizera o plano  tivesse cometido um erro na hora de
 identifcar o titutar da conta. Já p....da vida de tanta embromação fui até a loja TIM em frente pedir para
 fazer uma portabilidade. A moça me informou que havia uma
 forma simples de  conseguir fazer a operação sem precisar que minha
 filha(a suposta titular) fosse até a loja. Minha filha, sendo a titular, ligava
 para a Claro, e pedia para passar o plano de conta para
 cartão, ou seja, de pós pago para pré pago e então não precisaria a
 presença do titular para fazer a portabilidade. Pedi à minha filha
 para fazer isso e ao ligar para o sac da CLARO a informaram  de que ela
 não era a titular da conta, o titular era eu. Parece um livro de
 Kafka, não é mesmo? Aí já se passavam sete dias que eu estava tentando
 resolver o problema. Resolvi então que daí em diante pediria uma cópia
 de todas as ligações(aquelas que eles dizem...sua ligação está sendo
 gravada)..e assim fiz(descobri outra pegadinha...muitas não são gravadas, só dizem que serão gravadas por brigação). Após anotar todo o protocolo de mais ou menos
 uns quinze números, pedi à operadora CLARO para passsar meu plano de
 conta para cartão. A conversa foi mais ou menos assim:
 voz do outro lado falando bem rápido(com ligação horrível...muito
 barulho ao fundo....a telemarkeging girl é invariavelmente com sotaque
 paulista) ...operadoraclarobomdiaKarinecom quem eufalo?
 Ramon.....porvorsenhornão entendibemcomquem eu falo? Ramon(eu falando
 bem alto)emqueposso
 ajudá-lo?parasuasegurançaessaligaçãoestásendogravada...

 ….eu relato o problema detalhadamente...e termino dizendo: eu gostaria
 de trocar o meu plano família por um plano de cartão....

 -perdãosenhorqualomotivopeloqualosenhorquermudaroseuplano?

 -eu não gostaria de dizer o motivo, gostaria apenas de trocar o meu
 plano de família pra cartão

 -senhornãoprecisaficaragressivo

 -ok...eu estou querendo fazer economia....

 -senhornóstemosumplanoqueosenhorpodeeconomizar

 -eu não estou querendo saber de outros planos eu só estou querendo
 transformar meu plano família em plano cartão...

 -senhor, o senhor não gostaria de saber.....

 -não, eu não gostaria de saber nada, eu só gostaria de mudar meu plano
 família para plano cartão..

 -senhorosenhorteráque pagar uma multa

 -sim, eu sei, eu pagarei a multa, agora você pode mudar meu plano?

 -senhor vou procurar o valor da multa para informá-lo.

 -eu não quero saber o valor da multa, qualquer que for eu pago, só
 quero mudar o plano

 -senhor...sem informar o valor da multa não posso mudar o plano

 -mas por quê?

 -é regra da companhia....

 -Ok,  qual é o valor...aguarde um minutinho enquanto pego o valor....vai
 demorar uns quinze minutos para eu procurar a multa de cada um dos
 telefones...o senhor aguarda?

 Sim,  aguardo.....por mais ou menos trinta minutos...continua a musiquinha
 sempre a mesma bem chata no meu ouvido....

 Senhor, obrigado por esperar,  a multa do primeiro número é....x a do segundo é y.....

 Ok, obrigado,  agora você pode mudar o número..

 -o senhor tem certeza de que quer mudar?

 Sim, tenho....

 Senhor, aguarde mais uns minutinhos enquanto faço a mudança....

 aguardo 15 minutos

 Senhor, está feita a operação; vai demorar de 5 a 7 dias para ocorrer a
 mudança.

 -Ops, eu já vi no site da anatel que o prazo para a mudança é de no
 máximo 24 horas.

 -Senhoraclarodesconhece esta determinação da anatel..

 -Mas esta aqui é o artigo tal....de tal data assim assim

 senhor a claro desconhece esta determinação

 -Eu vou reclamar na ANATEL....

 -senhor, infelizmente é regra da companhia....

 Ok, você pode me enviar a cópia desta gravação?

 Senhor, vou consultar se é possível

 -Como vai consultar se é possível? No inicio você disse que eu podia
 requisitar uma cópia.

 -Ok, senhor, o senhor vai receber uma cópia dentro de 10 a 15 dias,
 para isso preciso saber alguns dados seus.

 -Mas você já não sabe todos os meus dados? Sou seu cliente há mais de 5 anos


 -Senhor, é regra da companhia, preciso saber alguns dados.

 Ok, pode perguntar.

 Cpf...

 xxxxxxxxxxxxxxxx

 data nascimento

 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 número do aparelho que esta me ligando

 xxxxxxxxxxxxxxxx

 cep da residencia

 xxxxxxxxxxxxxxxx

 endereço

 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 número dos demais aparelhos para os quais deseja mudança

 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 obrigado, senhor, tenha um bom dia.




 Alguém merece isso? Querem sempre nos vencer pelo cansaço, só um chato
 bem chato ou quando  já está no limite para conseguir vencê-los.

 Acham que tudo terminou? A coisa só está começando...

 Não vou incomodá-los com a próxima semana de aborrecimentos. Já se
 passaram mais sete dias desde o telefonema acima e ainda não consegui
 a portabilidade. Já liguei para a anatel, já fui à tim para eles me
 ajudarem na portabilidade e até agora não consegui. Os telefones da
 claro não foram desligados . A anatel me
 informa que eles não podem mais cobrar conta desde o dia de minha
 requisição de mudança...só se fosse no Canadá.

 Meu Deus, como é duro exercer cidadania vinte e quatro horas.

 Por favor, Senhor meu Deus, salve o Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MAU EXEMPLO DE HILDEBRANDO E A GENIALIDADE DE DRUMMOND

Para os amantes da poesia Carlos Drummond de Andrade é um prato maravilhoso. Drummond é profundo, é enigmático, é incisivo. Seu ponto é exato, como a guitarra de George Harrison, a concisão de Machado de Assis(perdoem-me os exemplos tão díspares, mas foram os que me ocorreram nesse momento). Mesmo quando estamos diante de um suposto Drummond menor, somos surpreendidos. Vou dar um exemplo: encontra-se no livro A PAIXÃO MEDIDA, um dos que mais gosto. Leio o poema O SÁTIRO e o acho bobo, grosseiro, indigno de Drummond. Mas acontece que trabalho com violência sexual. Sou médico e atendo à mulheres em situação de violência sexual e doméstica todos os dias. De repente, o poema de Drummond soa como uma bomba para mim. Corro ao dicionário e a minha suspeita se personifica. É um poema simbólico, tem uma dimensão maior. Vou escrevê-lo abaixo e tentar explicar a dimensão que consigo ver nele. O SÁTIRO Carlos Drummond de Andrade(do livro A Paixão Medi

NO DESCOMEÇO ERA O VERBO

Quem não conhece a célebre acepção bíblica " No começo era o verbo"(João 1,1)? Esta frase é uma das mais enigmáticas do livro sagrado, e como interpretá-la? Na bíblia que tenho em casa(Paulus,1990 edição Pastoral) há um comentário com a seguinte inscrição, logo abaixo do prólogo ao evangelho de São João, que começa com a frase acima( minha bíblia está escrito como " no começo a Palavra já existia". "No começo, antes da criação, o Filho de Deus já existia em Deus, voltado para o Pai: estava em Deus, como a Expressão de Deus, eterna e invisível. O filho é a Imagem do Pai, e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo e mútua comunicação............Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.......para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo........A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de D

DISTRAÍDOS VENCEREMOS?

Aconteceu quarta-feira passada.  Caiu uma tempestade de vento, árvores tombaram, carros afundaram, gente afogou, mas o que me afetou mesmo foi que a luz apagou. Apagou e não voltou. Sozinho em casa, sem luz, sem fósforos, sem velas, vi-me na única opção clarividente de ligar o notebook . Encontrei meu livro, baixado do Amazon. Comecei a lê-lo às sete da noite, na escuridão ao redor,  e fiquei a lê-lo até as vinte e três. Que bela experiência. As lembranças inundaram-me: do tempo em que Guarani tinha postes baixinhos de luz fraca, onde besouros faziam piquenique, o ocaso,a penumbra, a viagem para dentro. Do tempo em que, criança, eu escutava novelas no rádio da fazenda, cuja energia vinha de um moinho d'água de onde a luz ia e vinha no lusco-fusco do quarto. Flertaram-me os dezembros sem fim de canoinhas de papel na correnteza da rua e  enchentes do incomodado Rio Pomba. Depois concentrei-me na leitura. O livro: O clube dos jardineiros de fumaça, de Carol Bensimon. Meu Kindle re