SOCORRO: PRECISEI RECORRER AO SAC DA CLARO E FAZER PORTABILIDADE OU : NÃO HÁ LEIS PARA OPERADORAS DE CELULAR?
Meus amigos, prometi que usaria esse blog para escrever sobre assuntos
de interesse geral. Passei alguns dias imaginando se o assunto que vou
comentar aqui não seria só meu e de mais ninguém, mas comecei a ouvir
queixas semelhantes em rádio, TV, blogs, etc.etc.etc.
Daí cheguei à conclusão de que é uma queixa geral. Todas as vezes que
você precisar resolver um problema com operadoras de celular,
comece a rezar: você vai sofrer até a última gota. As operadoras usam
e abusam do seu direito de desrepeitar o cidadão. Por que será que têm
tanto poder assim e isso ainda não foi corrigido?
Vamos ao meu caso, detalhadamente. Vou ser um pouco chato relatando-o,
mas muitos de vocês já devem ter passado pelo mesmo, portanto sugiro
que comentem, ajudem-me a reclamar, ajudem-me a mudar essa realidade.
Em janeiro tive um problema com pagamento da conta de meu celular da
OPERADORA CLARO. Acrescento que meu plano era o
famigerado plano família. Eu, minha mulher e mais dois filhos usávamos
a mesma conta. Estava muito difícil obter o controle da conta e eu já não
sabia mais o que era cobrado e o que não era, porque as coisas mudam
com o passar do tempo e há muitas pegadinhas em todos os contratos. Na
época, conversando com outros amigos meus, vi que vários deles
seguiram o mesmo caminho, começaram assim e viram que era melhor obter
um plano controle. Bem, mas o assunto principal não é esse,
embora pudesse ser.
Passado uma semana de atraso de pagamento de minha conta,
comecei a ouvir um aviso de vencimento, antes de cada
ligação(cada um dos quatro telefones do plano recebia o aviso em cada ligação)
que era mais ou menos assim:...caro cliente,
observamos que você ainda não pagou a sua conta de celular....e bla
bla bla bla...o aviso demorava mais de um minuto....o que significa
que era sempre um transtorno usar o telefone(isso por si só já me
parece um desrespeito)...até que na segunda semana de atraso as
ligações foram interrompidas. Isso era em pleno
carnaval, paguei a conta e comecei a tentar fazer as ligações serem
reativadas. Daí começou todo o meu tormento. Em um só dia dei mais de
10 telefonemas para os sacs da CLARO sem conseguir ser atendido. Os
telefones ficavam tocando a musiquinha de espera até cair. Quando
consegui ser atendido era um tal de me passar de um pra outro com
demora mínima de meia hora em cada atendimento. Finalmente consegui
falar com alguém que me informou que o tempo médio de religação de meu
telefone seria de 48 horas. Sei perfeitamente que poderiam religar
imediatamente mas não o fizeram devido às minhas insistentes
reclamações quanto à precariedade do atendimento. Resolvi inicialmente
fazer uma reclamação oficial no site da CLARO. Ao acessar o site,
observei que há um item dizendo que se houver alguma reclamação ao
deveria clicar no item fale conosco, mas não encontrei o ícone fale
conosco , embora eu encontrasse ícones para as milhares de
promoções que oferecem. Fui pessoalmente a uma loja da CLARO e fiz as
reclamações com uma das atendentes, que sempre muito sorridente me
pediu mil desculpas e me propôs mudar para um plano controle. Seduzido
pela educação da moça, resolvi ceder, mas ela
gentilmente me explicou que eu não poderia transformar todos os quatro
telefones em controle, um deles teria que permanecer com plano conta.
Perguntei o motivo e ela me respondeu com a frasezinha mágica que
todas as operadoras têm para resolver questões irrespondíveis: é regra
da companhia. Mesmo indignado, resolvi aceitar a sugestão e pedi para
transformar três dos meus telefones em plano controle. Após um bom
tempo ela voltou e me disse que infelizmente não seria possível porque
eu não era o titular da conta. Como assim? Ela me disse que o titular
era a minha filha. Eu respondi que isso era impossível pois fora eu
quem fizera o plano e minha filha nem sequer houvera ido à loja no
dia, eu assinei tudo. Ela me informou que talvez o
rapaz que fizera o plano tivesse cometido um erro na hora de
identifcar o titutar da conta. Já p....da vida de tanta embromação fui até a loja TIM em frente pedir para
fazer uma portabilidade. A moça me informou que havia uma
forma simples de conseguir fazer a operação sem precisar que minha
filha(a suposta titular) fosse até a loja. Minha filha, sendo a titular, ligava
para a Claro, e pedia para passar o plano de conta para
cartão, ou seja, de pós pago para pré pago e então não precisaria a
presença do titular para fazer a portabilidade. Pedi à minha filha
para fazer isso e ao ligar para o sac da CLARO a informaram de que ela
não era a titular da conta, o titular era eu. Parece um livro de
Kafka, não é mesmo? Aí já se passavam sete dias que eu estava tentando
resolver o problema. Resolvi então que daí em diante pediria uma cópia
de todas as ligações(aquelas que eles dizem...sua ligação está sendo
gravada)..e assim fiz(descobri outra pegadinha...muitas não são gravadas, só dizem que serão gravadas por brigação). Após anotar todo o protocolo de mais ou menos
uns quinze números, pedi à operadora CLARO para passsar meu plano de
conta para cartão. A conversa foi mais ou menos assim:
voz do outro lado falando bem rápido(com ligação horrível...muito
barulho ao fundo....a telemarkeging girl é invariavelmente com sotaque
paulista) ...operadoraclarobomdiaKarinecom quem eufalo?
Ramon.....porvorsenhornão entendibemcomquem eu falo? Ramon(eu falando
bem alto)emqueposso
ajudá-lo?parasuasegurançaessaligaçãoestásendogravada...
….eu relato o problema detalhadamente...e termino dizendo: eu gostaria
de trocar o meu plano família por um plano de cartão....
-perdãosenhorqualomotivopeloqualosenhorquermudaroseuplano?
-eu não gostaria de dizer o motivo, gostaria apenas de trocar o meu
plano de família pra cartão
-senhornãoprecisaficaragressivo
-ok...eu estou querendo fazer economia....
-senhornóstemosumplanoqueosenhorpodeeconomizar
-eu não estou querendo saber de outros planos eu só estou querendo
transformar meu plano família em plano cartão...
-senhor, o senhor não gostaria de saber.....
-não, eu não gostaria de saber nada, eu só gostaria de mudar meu plano
família para plano cartão..
-senhorosenhorteráque pagar uma multa
-sim, eu sei, eu pagarei a multa, agora você pode mudar meu plano?
-senhor vou procurar o valor da multa para informá-lo.
-eu não quero saber o valor da multa, qualquer que for eu pago, só
quero mudar o plano
-senhor...sem informar o valor da multa não posso mudar o plano
-mas por quê?
-é regra da companhia....
-Ok, qual é o valor...aguarde um minutinho enquanto pego o valor....vai
demorar uns quinze minutos para eu procurar a multa de cada um dos
telefones...o senhor aguarda?
Sim, aguardo.....por mais ou menos trinta minutos...continua a musiquinha
sempre a mesma bem chata no meu ouvido....
Senhor, obrigado por esperar, a multa do primeiro número é....x a do segundo é y.....
Ok, obrigado, agora você pode mudar o número..
-o senhor tem certeza de que quer mudar?
Sim, tenho....
Senhor, aguarde mais uns minutinhos enquanto faço a mudança....
aguardo 15 minutos
Senhor, está feita a operação; vai demorar de 5 a 7 dias para ocorrer a
mudança.
-Ops, eu já vi no site da anatel que o prazo para a mudança é de no
máximo 24 horas.
-Senhoraclarodesconhece esta determinação da anatel..
-Mas esta aqui é o artigo tal....de tal data assim assim
senhor a claro desconhece esta determinação
-Eu vou reclamar na ANATEL....
-senhor, infelizmente é regra da companhia....
Ok, você pode me enviar a cópia desta gravação?
Senhor, vou consultar se é possível
-Como vai consultar se é possível? No inicio você disse que eu podia
requisitar uma cópia.
-Ok, senhor, o senhor vai receber uma cópia dentro de 10 a 15 dias,
para isso preciso saber alguns dados seus.
-Mas você já não sabe todos os meus dados? Sou seu cliente há mais de 5 anos
-Senhor, é regra da companhia, preciso saber alguns dados.
Ok, pode perguntar.
Cpf...
xxxxxxxxxxxxxxxx
data nascimento
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
número do aparelho que esta me ligando
xxxxxxxxxxxxxxxx
cep da residencia
xxxxxxxxxxxxxxxx
endereço
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
número dos demais aparelhos para os quais deseja mudança
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
obrigado, senhor, tenha um bom dia.
Alguém merece isso? Querem sempre nos vencer pelo cansaço, só um chato
bem chato ou quando já está no limite para conseguir vencê-los.
Acham que tudo terminou? A coisa só está começando...
Não vou incomodá-los com a próxima semana de aborrecimentos. Já se
passaram mais sete dias desde o telefonema acima e ainda não consegui
a portabilidade. Já liguei para a anatel, já fui à tim para eles me
ajudarem na portabilidade e até agora não consegui. Os telefones da
claro não foram desligados . A anatel me
informa que eles não podem mais cobrar conta desde o dia de minha
requisição de mudança...só se fosse no Canadá.
Meu Deus, como é duro exercer cidadania vinte e quatro horas.
Por favor, Senhor meu Deus, salve o Brasil.
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