Pular para o conteúdo principal

DIA INTERNACIONAL....DA MULHER?

REFLEXÕES SOBRE O DIA INTERNACIONAL....DA MULHER?

OS dias internacionais foram criados para dar um alerta mundial sobre determinado tipo de discriminação. Teoricamente eles deixariam de existir quando a discriminação em questão não existisse mais. Sobre o dia internacional da mulher(como é chamado atualmente) o que posso dizer, primeiramente, é que uma simples mudança de enfoque pode mudar completamente o foco. Nesse dia, vemos todos os chefes mandando flores às suas secretárias, os filhos abraçando as mães e as faixas de vereadores nas ruas: mulher...você é isso...você é aquilo...etc... Na verdade é lícito e necessário valorizar todas as mulheres de nossas vidas...assim como é lícito e necessário valorizar todos os homens de nossa vida...mas o dia internacional não pode ser amputado de seu título original: DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO  DA MULHER. Escrito assim com todas as letras a figura passa a ser outra. A luta ainda não terminou. Ao contrário, apesar de ganhos inumeráveis, as estatísticas demonstram que a mulher ainda sofre muito nesta sociedade hoje não patriarcal, mas de valores competitivos em que a mulher, na maioria das vezes, encontra-se em desvantagem.
Trabalho na Maternidade Odete Valadares. Participo de uma equipe que atende a mulheres vítimas de estupro. Posso lhes garantir que uma situação cruel representa bem a situação da mulher. São alvos principais aquelas que lutam pela vida esperando ônibus às cinco da manhã, aquelas que lutam pela vida saindo das faculdades às 22 horas, aquelas que estão casadas com homens violentos, aquelas cujas casas são invadidas por homens drogados, etc...
Tenho 59 anos. De minha infância até hoje presenciei o crescimento da participação da mulher na sociedade e como ginecologista e sexólogo fui parte atuante de tudo. Sei o quanto mudou, sei também que ainda há muito o que mudar.
Gostaria de terminar com um poema de Adélia Prado(sobre a mulher..baseado em um de Drummond, sobre ele próprio, homem de seu tempo). Bela imagem da mulher.

Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
-- dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.



ABAIXO O POEMA DE DRUMMOND, NO QUAL ADÉLIA SE INSPIROU(POEMA DE SETE FACES)




Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.
O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do -bigode,
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo

Comentários

  1. Bacana vc resgatar o sentido do dia da mulher. Eu tenho preguiça de tanta flor. Quando falo disso as pessoas me olham tortas.
    abraço ,
    Vanessa Fileto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O MAU EXEMPLO DE HILDEBRANDO E A GENIALIDADE DE DRUMMOND

Para os amantes da poesia Carlos Drummond de Andrade é um prato maravilhoso. Drummond é profundo, é enigmático, é incisivo. Seu ponto é exato, como a guitarra de George Harrison, a concisão de Machado de Assis(perdoem-me os exemplos tão díspares, mas foram os que me ocorreram nesse momento). Mesmo quando estamos diante de um suposto Drummond menor, somos surpreendidos. Vou dar um exemplo: encontra-se no livro A PAIXÃO MEDIDA, um dos que mais gosto. Leio o poema O SÁTIRO e o acho bobo, grosseiro, indigno de Drummond. Mas acontece que trabalho com violência sexual. Sou médico e atendo à mulheres em situação de violência sexual e doméstica todos os dias. De repente, o poema de Drummond soa como uma bomba para mim. Corro ao dicionário e a minha suspeita se personifica. É um poema simbólico, tem uma dimensão maior. Vou escrevê-lo abaixo e tentar explicar a dimensão que consigo ver nele. O SÁTIRO Carlos Drummond de Andrade(do livro A Paixão Medi

NO DESCOMEÇO ERA O VERBO

Quem não conhece a célebre acepção bíblica " No começo era o verbo"(João 1,1)? Esta frase é uma das mais enigmáticas do livro sagrado, e como interpretá-la? Na bíblia que tenho em casa(Paulus,1990 edição Pastoral) há um comentário com a seguinte inscrição, logo abaixo do prólogo ao evangelho de São João, que começa com a frase acima( minha bíblia está escrito como " no começo a Palavra já existia". "No começo, antes da criação, o Filho de Deus já existia em Deus, voltado para o Pai: estava em Deus, como a Expressão de Deus, eterna e invisível. O filho é a Imagem do Pai, e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo e mútua comunicação............Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.......para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo........A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de D

DISTRAÍDOS VENCEREMOS?

Aconteceu quarta-feira passada.  Caiu uma tempestade de vento, árvores tombaram, carros afundaram, gente afogou, mas o que me afetou mesmo foi que a luz apagou. Apagou e não voltou. Sozinho em casa, sem luz, sem fósforos, sem velas, vi-me na única opção clarividente de ligar o notebook . Encontrei meu livro, baixado do Amazon. Comecei a lê-lo às sete da noite, na escuridão ao redor,  e fiquei a lê-lo até as vinte e três. Que bela experiência. As lembranças inundaram-me: do tempo em que Guarani tinha postes baixinhos de luz fraca, onde besouros faziam piquenique, o ocaso,a penumbra, a viagem para dentro. Do tempo em que, criança, eu escutava novelas no rádio da fazenda, cuja energia vinha de um moinho d'água de onde a luz ia e vinha no lusco-fusco do quarto. Flertaram-me os dezembros sem fim de canoinhas de papel na correnteza da rua e  enchentes do incomodado Rio Pomba. Depois concentrei-me na leitura. O livro: O clube dos jardineiros de fumaça, de Carol Bensimon. Meu Kindle re