Pular para o conteúdo principal

AS ESCOLAS DE MEDICINA ESTÃO RUINS: VEJA COMO ISSO AFETA A SUA VIDA

Você tem uma urgência médica e procura um pronto-socorro. Sempre encontrará os hospitais totalmente lotados, pois o número de hospitais de urgência não aumenta na mesma proporção que os pacientes(se for em dias especiais, natal, carnaval, reveillon, comece a rezar, a fila é longa). Chegando lá, você quer encontrar o melhor especialista do mundo à sua disposição, pois sua vida está em jogo. Ledo engano, você encontrará, na maioria das vezes, recém-formados, residentes e estagiários. Isso porque os médicos experientes já não querem viver esse stress do dia a dia(a medicina de sacerdócio) e os convênios e hospitais(sem falar no sus, é claro) não remuneram suficientemente bem os que lá se encontram para salvar a sua vida. Além disso, estes hospitais de urgência são local escolhido para a aprendizagem médica e assim você sempre será uma boa cobaia. Os professores e coordenadores de plantão que lá estão são em pequeno número, os aprendizes aos montes. É fácil você constatar isso: quando for a um serviço de urgência, olhe para os que atendem e pense quantos deles têm cara de residentes e recém-formados e quantos têm cara de doutor com experiência. Procure por alguém para pedir uma informação e veja se encontrará alguém experiente. Aliás, ele aparecerá depois que você armar algum barraco.
Você realmente já ouviu falar( ou já passou por isso) naquela pessoa que foi ao pronto-socorro com uma dorzinha no braço e logo logo foi dispensada e horas depois voltou correndo com um infarto. Foi atendida por um médico inexperiente. Já ouviu falar(ou já passou por isso) daquele outro que sentiu dor nas costas, foi liberado logo e voltou correndo com um cálculo renal. Foi atendida por médico inexperiente. Já ouviu falar(ou já passou por isso) daquele outro que estava com dor no estômago, foi liberado logo e voltou correndo com uma pancreatite aguda. Foi atendida por médico inexperiente. Já ouviu falar(ou já passou por isso)naquele que estava com uma tossezinha foi liberado logo e voltou com uma embolia pulmonar. Foi atendida por médico inexperiente.
Vou lhe dar a solução para isso. Você paga seus impostos em dia, se não paga eles já vêm cobrados no seu remédio, na sua gasolina, no seu arroz e feijão, em tudo o que você compra, então você já paga muito para ser muito bem atendido pelo sus e você não tem culpa se o governo paga bem ou mal ao médico. Isso é problema do governo e do médico e não seu. Você paga um convênio, caríssimo, e só consulta poucas vezes ao ano, portanto está deixando seu dinheiro no caixa deles e tem direito a ser atendido com a mesma presteza e eficiência que eles lhe cobram as mensalidades todos os meses. Portanto, quando chegar ao pronto-socorro e for atendido por um médico( e lembre-se, também por uma enfermeira, técnico de rx, etc...) pergunte a ele: você é residente ou plantonista? Se você quiser( é bom que queira) tem direito a dizer: quero ser atendido pelo plantonista e somente por ele. Ou: quero que o plantonista esteja a seu lado o tempo todo enquanto você me atende. Quando sair do hospital confira também se o nome do médico que o atendeu é o mesmo que está nas guias enviadas ao convênio. Pode acontecer do médico plantonista não aparecer para vê-lo e deixar tudo a cargo do residente e no final do plantão assinar as guias como se ele tivesse atendido. Isso acontece, não em todos, mas em alguns hospitais.
Vamos aos fatos: a criação de escolas de medicina é um ato político. Escolas de medicina são altamente lucrativas. Em Minas Gerais temos vinte e oito escolas de medicina, cobrando em média(exceto as federais) de 3.600 a 5.000 reais por mes por aluno. Galinha dos ovos de ouro.
Em 2008 o MEC começou a traçar um perfil rigoroso destas escolas e a cobrar eficiência das mesmas. A avaliação do MEC dá uma nota de 0 a 5 para as escolas, sendo 5 a nota máxima e zero a mínima. É considerada aceitável uma escola que tire nota 3, 4, ou 5. Em Minas Gerais temos quatro escolas com nota 4(as federais) , 5 com nota 3(ou seja, mais ou menos) e todas as recentes com nota 1 ou 2. As escolas que recebem notas abaixo de 3 recebem punições: que vão desde diminuir número de vagas(só este ano 9 escolas perderam vagas através desse sistema) até o fechamento das portas. O sistema é novo e só vai apresentar resultados dentro de 5 anos, a meu ver.
veja as notas do MEC para as faculdades mineiras:

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO - ALFENAS- NOTA 3
CENTRO UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS-ARAGUARI-NOTA 1
FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA- NOTA 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE- SEM NOTA
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS-BELO HORIZONTE- NOTA 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS- BELO HORIZONTE- NOTA 4
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO- BELO HORIZONTE- NOTA 2
UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE- BELO HORIZONTE- NOTA 2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA - NOTA 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI- DIVINÓPOLIS- SEM NOTA
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO SUPERIOR IPATINGA- NOTA 2
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ- NOTA 2
UNIVERSIDADE DE ITAÚNA- SEM NOTA
CENTRO UNIVERSITÁRIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS- JUIZ DE FORA- NOTA 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DE SAÚDE-JUIZ DE FORA- NOTA 3
FACULDADES INTEGRADAS PITÁGORAS MONTES CLAROS- SEM NOTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE MONTES CLAROS NOTA 3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS MONTES CLAROS NOTA 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO- SEM NOTA
FACULDADE ATENAS- PARACATU=- SEM NOTA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS- SEM NOTA
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ- POUSO ALEGRE -NOTA 2
UNIVERSIDADE DE UBERABA- NOTA 3
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO- UBERABA- NOTA 4
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA- NOTA 4
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA- SEM NOTA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA- NOTA 4
AS UNIVERSIDADES SEM NOTA NÃO FORAM AVALIADAS AINDA.
NENHUM CURSO DE MEDICINA EM MINAS GERAIS OU NO BRASIL RECEBEU A NOTA 5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MAU EXEMPLO DE HILDEBRANDO E A GENIALIDADE DE DRUMMOND

Para os amantes da poesia Carlos Drummond de Andrade é um prato maravilhoso. Drummond é profundo, é enigmático, é incisivo. Seu ponto é exato, como a guitarra de George Harrison, a concisão de Machado de Assis(perdoem-me os exemplos tão díspares, mas foram os que me ocorreram nesse momento). Mesmo quando estamos diante de um suposto Drummond menor, somos surpreendidos. Vou dar um exemplo: encontra-se no livro A PAIXÃO MEDIDA, um dos que mais gosto. Leio o poema O SÁTIRO e o acho bobo, grosseiro, indigno de Drummond. Mas acontece que trabalho com violência sexual. Sou médico e atendo à mulheres em situação de violência sexual e doméstica todos os dias. De repente, o poema de Drummond soa como uma bomba para mim. Corro ao dicionário e a minha suspeita se personifica. É um poema simbólico, tem uma dimensão maior. Vou escrevê-lo abaixo e tentar explicar a dimensão que consigo ver nele. O SÁTIRO Carlos Drummond de Andrade(do livro A Paixão Medi

NO DESCOMEÇO ERA O VERBO

Quem não conhece a célebre acepção bíblica " No começo era o verbo"(João 1,1)? Esta frase é uma das mais enigmáticas do livro sagrado, e como interpretá-la? Na bíblia que tenho em casa(Paulus,1990 edição Pastoral) há um comentário com a seguinte inscrição, logo abaixo do prólogo ao evangelho de São João, que começa com a frase acima( minha bíblia está escrito como " no começo a Palavra já existia". "No começo, antes da criação, o Filho de Deus já existia em Deus, voltado para o Pai: estava em Deus, como a Expressão de Deus, eterna e invisível. O filho é a Imagem do Pai, e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo e mútua comunicação............Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.......para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo........A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de D

A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA

       Sexta -feira à noite é dia de encontrar os amigos no bar. Lá estamos a discutir a vitória do Galo na final da Libertadores, o Futebol, a Política, o Papa no Brasil, as Manifestações, hora de colocar os papos em dia e, claro, tomar todas. Comecemos pelo Futebol. A discussão caminha pelo coibir ou não a catimba no futebol. Aliás, um site argentino traduziu catimba para o espanhol como sendo “ uma palavra que o brasileiro usa para falar mal do futebol argentino”. A coisa vai por aí : como fazer com que o time adversário não pare o jogo a toda hora? Como impedir que o jogador que está ganhando faça cera? Eu argumento que nos outros esportes isso já foi resolvido com o cronômetro oficial, o tira-teima, etc, mas eles argumentam que isso tiraria a “graça” do futebol...Eu argumento que a graça do esporte e´o próprio esporte e não a “catimba”...Eles relembram o gol de mão de Maradona na copa do mundo...eu lembro a eles que o jogador alemão Klose fez um go