Pular para o conteúdo principal

REFORMA POLÍTICA URGENTE: SUGESTÕES

                                                    REFORMA POLÍTICA URGENTE- SUGESTÕES

Em 1988 tivemos a primeira constituição democrática do Brasil. Embora ela nos tenha ajudado a fazer nossas reformas da sociedade civil ela não nos ajudou no que tange ao modelo político. Continuamos no modelo do século dezenove: a compra de votos é a regra. Portanto faço as seguintes eleições para as próximas eleições de vereadores:

1) Os candidatos a vereador terão que passar por uma prova nacional do tipo ENEM
Nesta prova terão que mostrar conhecimentos em:
a) administração pública
b)direito constitucional
c)leis de planejamento urbano
d)saneamento básico
e) finanças públicas
d)organização social e cidadania
e)direitos humanos.
(quem quiser acrescentar novos temas para a prova por favor me ajude).

2)Os candidatos encaminharão ao TRE seus currículos devidamente comprovados. Só valerá currículum com comprovação. Uma vez aprovado o currículum do candidato ele poderá ser veiculado(mas somente o que for aprovado) em anúncios, panfletos e meios de comunicação.

3) O horário eleitoral gratuito será apenas para os candidatos apresentarem seu currículum. Só poderão dizer o que já fizeram, comprovadamente. Não poderão fazer nenhuma promessa de campanha.

4) Os candidatos serão em número correspondente a cada região.Por exemplo: a região leste só pode ter quatro candidatos . Os quatro primeiros colocados na prova de Enem para vereador serão os escolhidos para concorrer. Assim poderemos diminuir o número de candidatos de 5.000 para uns 100, por exemplo, sendo que cada região terá seus candidatos próprios e eles só poderão fazer propaganda em sua região e os  habitantes daquela região só poderão votar neles.

5)Nenhum candidato poderá utilizar nomes de fantasia. Só poderão utilizar seu primeiro nome e o último, por exemplo:o Valdeci Cachorrão, ou o Yéyé da Farmácia, ou o Filho do Wilson Cabeção, terão que se candidatar como Valdeci Medeiros, Hermínio José e Wilson Correia, se forem esses os seus nomes verdadeiros.

6) Fica terminantemente proibido o uso de placas com nomes de candidatos em via pública. Fica proibido posteres com os candidatos em local público. Fica proibido carros de som dom propaganda dos candidatos. Os candidatos serão responsáveis pela limpeza urbana de sua região no dia da eleição tendo sido eles ou não os que jogaram os santinhos na rua.

Comentários

  1. Muito valido o seu pensamento sobre como deveria ser as eleições no Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O MAU EXEMPLO DE HILDEBRANDO E A GENIALIDADE DE DRUMMOND

Para os amantes da poesia Carlos Drummond de Andrade é um prato maravilhoso. Drummond é profundo, é enigmático, é incisivo. Seu ponto é exato, como a guitarra de George Harrison, a concisão de Machado de Assis(perdoem-me os exemplos tão díspares, mas foram os que me ocorreram nesse momento). Mesmo quando estamos diante de um suposto Drummond menor, somos surpreendidos. Vou dar um exemplo: encontra-se no livro A PAIXÃO MEDIDA, um dos que mais gosto. Leio o poema O SÁTIRO e o acho bobo, grosseiro, indigno de Drummond. Mas acontece que trabalho com violência sexual. Sou médico e atendo à mulheres em situação de violência sexual e doméstica todos os dias. De repente, o poema de Drummond soa como uma bomba para mim. Corro ao dicionário e a minha suspeita se personifica. É um poema simbólico, tem uma dimensão maior. Vou escrevê-lo abaixo e tentar explicar a dimensão que consigo ver nele. O SÁTIRO Carlos Drummond de Andrade(do livro A Paixão Medi

NO DESCOMEÇO ERA O VERBO

Quem não conhece a célebre acepção bíblica " No começo era o verbo"(João 1,1)? Esta frase é uma das mais enigmáticas do livro sagrado, e como interpretá-la? Na bíblia que tenho em casa(Paulus,1990 edição Pastoral) há um comentário com a seguinte inscrição, logo abaixo do prólogo ao evangelho de São João, que começa com a frase acima( minha bíblia está escrito como " no começo a Palavra já existia". "No começo, antes da criação, o Filho de Deus já existia em Deus, voltado para o Pai: estava em Deus, como a Expressão de Deus, eterna e invisível. O filho é a Imagem do Pai, e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo e mútua comunicação............Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem.......para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo........A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de D

A OBRA DE GENE SHARP 4- DA DITADURA À DEMOCRACIA

Gene Sharp conclui que é preciso enfrentar a dura verdade. Quando se quer derrubar uma ditadura de forma eficaz e com menor custo, então se tem quatro tarefas imediatas. 1) Deve-se fortalecer a própria população oprimida em sua determinação, autoconfiança, habilidades de resistência. 2) É preciso fortalecer os grupos sociais e instituiçoes independentes do povo oprimido 3)É preciso criar uma poderosa força interna de resistência 4)Deve-se desenvolver um grande e sábio plano estratégico para a libertação e incrementá-lo com habilidade. Continuaremos no passo a passo da ditadura à democracia. Não me percam. Nossa fonte de Gene Sharp está na Tradução para download livre de José Filardo, da qual vou fazendo uns pequenos resumos . Para encontrá-la em forma integral, vá para http://bibliot3ca.files.wordpress.com/2011/03/da-ditadura-a-democracia-gene-sharp2.pdf