MEDITAÇÕES ECOLÓGICAS DE JULIO CORTÁZAR(LUCAS)
Na pele de Lucas, Cortázar(alguém pode explicar-me esse maldito acento agudo no a do idioma espanhol?) sustenta que intelectuais e natureza não combinam. Lembro-me de uma história envolvendo nosso grande Tom Jobim e seu fotógrafo americano. O último queria bater uma foto do penúltimo na praia de Ipanema. Tom Jobim se recusou. O retratista insistiu:- mas sua música se chama garota de Ipanema, os fãs gostariam de vê-lo na praia.
Ao que Tom respondera:
-Meu amigo, intelectuais não vão à praia. Intelectuais bebem. Eu bebo em frente à praia fico olhando as garotaisxxxx passarem. Pode fazer uma foto minha no bar meisxmo Tom Jobim não gostava da praia, mas do campo sim. Tinha um belo sítio. Reza a lenda que um dia os fãs invadiram o sítio em busca de Frank Sinatra, que estaria escondido lá. Só acharam o paletó dele. O povo aumenta, mas não inventa.
Já Cortázar(ou um tal Lucas) citando um Max Jacob, respondendo a um convite para passar o fim de semana no campo, exclamara:
- o campo, esse lugar onde os frangos passeiam crus!?
Nosso mestre do conto concluiu:
Uma paisagem, um passeio no bosque, um mergulho numa cachoeira, uma caminho entre as pedras só podem nos preencher esteticamente se temos a garantia do regresso à casa ou ao hotel, ao banho lustral, o jantar e o vinho, a conversa à mesa, o livro ou os papéis, o erotismo que tudo resume e recomeça.
Para o tal Lucas...no campo...tudo parece consistir em ficar repetidas vezes estupidificado diante de um morro ou de um pôr do sol que são as coisas mais repetidas que se podem imaginar.
E para terminar, disse o tal Lucas Cortázar:
-Desconfie, tchê, da contemplação absorta de uma tulipa quando o contemplador é um intelectual. o que há ali é tulipa+distração, ou tulipa=meditação(quase nunca sobre a tulipa).
Para ir direto à fonte do argentino compre(e saboreie) Um Tal Lucas,Civilização Brasileira, RJ, 2014.
Só para me contrariar, meu amigo e fotógrafo Ronaldo Almeida enviou-me fotos de Tom Jobim na praia. O, literalmente, Brasileiro, estava muito bem vestido, por isso retruquei que ele apenas deu um pulinho do bar para bater a foto, a contragosto, suponho.
Comentários
Postar um comentário